NOSSOS PROFESSORES





Willian de Paula

       WILLIAN DE PAULA, ator e professor de teatro , nascido em 03/04/66, no Rio de Janeiro, começou fazendo teatro aos 18 anos de idade, nas peças "O Passageiro da Ave Agorenta", "Procura-se Vivo ou Morto" e " Transamazônica", todas com direção de Humberto Vasconcellos.
      No ano de 1986, ganhou o prêmio de melhor ator com a peça "Moda Brasil", onde fez o personagem ‘Clodoaldo,’ um estilista de moda. Já em 1989, participou, em Belo Horizonte,  da Companhia de Teatro Oficina de Arte Gesto e Voz.
      William também atuou no musical "Vinho com Batatas (Com Casca e Tudo)", sob a direção de Maria do Rosário. No ano seguinte, com a mesma companhia e com a mesma direção, fez a peça "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá", de Jorge Amado, e "O Perdão da Galinha Roubada" (uma versão do livro "O Natal na Praça" de Henri Gheon).
      De lá para cá, não parou mais. Trabalhou com diretores como: Ana Carneiro; Anderson Correa Brasil; Augusto Boal; Ernesto Pícollo; Hamir Haddad; Jairo Santos; Dimanar Borges e Richard Righett. Trabalhou também com Norma Suelly; Ruddy Pinho e Vanda Lacerda na leitura da peça "Severina: a Rainha do Pau-Brasil", com direção de Hamir Haddad. Cantou nas óperas: "O Barbeiro de Sevilha", sob direção de Ana Maria Silvestre e "Cavalaria Rústica", com direção de Paulo Ramos.
      Fez também a peça "O Anticristo e a Divina Comédia da Humanidade", com o diretor Anderson Corrêa Brasil.
      Atualmente, é catequista e trabalha com crianças com todo tipo de deficiência, e faz o monólogo "Seu Filho Diferente", com direção de Jairo Santos.







Fabio Fernandes
     




        FABIO FERNANDES é jornalista, dramaturgo, poeta, roteirista e autor teatral, nascido em 27 de junho de 1974.
      Começou a escrever poesia aos 17 anos, em 1993, ao ser inserido no ensino regular, na Escola Municipal Presidente Medice,. Pouco tempo depois, começou a escrever para teatro.
      Seu primeiro trabalho de destaque, como autor teatral, é a peça "O Menino que Falava com os Pés". A obra de 1998 é um dos primeiros espetáculos teatrais a tratar da temática da inclusão escolar de crianças com deficiência. O espetáculo foi apresentado  em vários espaços, dentre eles o Teatro Arthur Azevedo, a Lona Cultural Hermeto Pascoal, no Festival do Colégio Estadual Marechal João Baptista de Mattos, na SESC Tijuca ('III Semana de portadores de necessidades especiais'), escolas municipais e instituições, Teatro da RURAL – Seropédica, Universidade Estácio de Sá (Unidade Bangu) e SESC Ramos ('IV Semana de portadores de necessidades especiais'). O texto também foi laureado com o 'Prêmio de Melhor Texto Original' no 'Festival de Teatro do Tijuca Tênis Clube 2006'.
      Outro trabalho do autor a ganhar projeção foi o texto teatral ‘Meu Irmão’, que foi representado no ano de 2006 pelo grupo de teatro ‘Histéricos’, em Portugal, trabalhando sempre a perspectiva da valorização da cidadania das pessoas com deficiência.
      A primeira obra publicada de Fabio Fernandes é o livro "BIM: Um Menino Diferente". A obra, dedicada ao público juvenil, traz a temática da inclusão ao publico juvenil, traz a temática da inclusão das crianças com necessidades especiais, numa linguagem de fácil compreensão e pertinente ao cotidiano das crianças e adolescentes. Lançado pela editora Multifoco, em 2014, o proposito do livro é proporcionar uma percepção positiva sobre a temática da inserção das pessoas com deficiência e uma visão não estigmatizada a respeito destas.
      Fabio atuou como repórter na cobertura dos Jogos Parapan-Americanos de 2007 e Paraolímpicos de 2016, além de manter o blog 'Eficiente em Foco', um dos poucos veículos jornalísticos voltado para a temática da inclusão.
      Desde 2005, Fabio integra a equipe de jornalistas do Portal da Prefeitura do Rio de Janeiro, e presta colaboração à Associação Objetivo de Deficientes, uma entidade sem fins econômicos que age na defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

                                                                             




 JAIRO SANTOS... BIOGRAFIA AINDA NÃO DISPONÍVEL