Debate sobre Educação Inclusiva  mobiliza evento.
          O segundo simpósio de cultura inclusiva, evento da Associação Objetivo , aconteceu em duas datas esse ano, dia 30 de outubro , no casino Bangu, e 06 de novembro, na Lona Municipal Cultural terra, em Guadalupe. Novamente o evento promoveu o debate sobre a cidadania das pessoas com deficiências e, promovendo o potencial criativo desse segmento. O destaque principal foi o pré lançamento do curta-metragem ‘Mariana e Daniel’.
         
         
          O filme , produzido por um grupo de jovens da zona oeste, é uma adaptação da peça de teatro ‘Meu irmão‘, de 2006 , que narra a experiência da jovem Mariana que, após a morte dos pais, se  vê numa situação inusitada, tendo que cuidar do irmão que  tem grave deficiência. São os conflitos dessa situação  os ingredientes de uma trama que pretende emocionar o público.

         

          O evento também contou com as palestras do jornalista Fabio Fernandes e das Professoras Catarina Pereira e Patrícia Trapaga. Já o roteirista e produtor Roberto Melo, falou como aconteceu o processo de criação do filme ‘Mariana e Daniel‘. Segundo ele, a temática inclusiva revela novas possibilidades estéticas para o cinema . ‘A primeira coisa que me atraiu, no trabalho com o Fabio foi a possibilidade de buscar novos formatos estéticos e dramatúrgicos, para falar de uma parcela da população brasileira que merece se                                                                                                        ver na tela do cinema.’, disse Roberto.