Apresentação 

 

A Associação Objetivo de Deficiente vem buscar apoiadores, parceiros e patrocinadores, para a viabilização da construção do NIART - Núcleo inclusivo de arte- NIART é espaço será dedicado a realização de atividades sociais, terapêutica e de arte inclusiva voltada para pessoas com e sem necessidades especiais, idosos e população infantil. Nosso intuito é promover a convivência e a interatividade entre esses segmentos da sociedade,  aproximando - os com o proposito de promover sua inserção social e o bem estar desses indivíduos. 

A Zona Oeste do Rio de Janeiro, é a região de maior densidade demográfica de todo o Município. No entanto, esta região mostra-se como a menos  assistidas de espaço de promoção de atividades recreativas e de bem estar, sobretudo para os segmentos que serão beneficiados por nosso projeto. O impacto social desse projeto se sedimenta na promoção do bem estar e da vida ativa das pessoas com deficiência, e na valorização da inclusão social desse segmento. veríamos essa carência, de sobre maneira, na região de senador Vasconcelos, bairro onde está sediada nossa entidade. 

A Associação Objetivo de Deficiente tem na sua historia o engajamento em ações e projetos que tem como principio a inclusão da pessoa com deficiência, ao longo da explanação dessa proposta vamos demonstrar como o histórico de nossa entidade está atrelado a promoção da inclusão das pessoas com deficiência, e a relevância da criação  do NIART - Núcleo inclusivo de arte para o incremento de ações que gerem um quadro social inclusivo.

uma visão a médio ou a longo prazo o intuito da nossa entidade é viabilizar , de alguma forma a obtenção de um espaço fixo onde será construído Núcleo Inclusivo de Arte. mas, enquanto esse patamar não é alcançado  pretendemos  organizar nosso projeto de forma volante. Através de uma estrutura móvel - tipo lona , pretendemos levar ás praças publicas a arte como um elemento de transformação social e de promoção da cidadania de segmentos excluídos da sociedade. 

Proposta 

Estamos buscando patrocinadores, apoiadores e parceiros, governamentais e da sociedade civil, que viabilizem a construção do Núcleo inclusivo de arte (NIART) que terá por missão oferecer uma gama de atividades, oficinas, terapias e interações variadas que terão como foco primordial promover o desenvolvimento global e estimular o potencial criativo da pessoa com deficiência.

 O intuito dessa proposição é construir um espaço que beneficie toda comunidade da região dos bairros de Santíssimo, Senador Vasconcelos e adjacências. A proposição crer que a promoção da inserção das pessoas com necessidades especiais mobiliza todo o tecido social no sentido da aceitação das diferenças, por consequência,  na construção de uma sociedade mais solidária. Em virtude disso, ressaltamos o impacto social de nosso projeto, bem como seu intuito meritório..

Gostaria de pontuar a importância da arte no desenvolvimento das múltiplas potencialidades das pessoas com necessidades especiais. O projeto da Oficina Teatral inclusiva arte viva, idealizada pelo autor de teatro Fabio Fernandes e realizada, em sua edição mais recente em parceria com projeto caminhos do coração, localizado num centro comunitário no bairro de realengo, zona oeste do rio de janeiro. Nesta ação beneficiamos cerca de 30 pessoas, com e sem necessidades especiais, promovendo a valorização das criatividades dessas pessoas e motivando o reconhecimento de suas potencialidades. 

A experiência da Oficina Teatral inclusiva arte viva possibilita que a associação objetivo a arte como elemento que promove a inserção da pessoa com deficiência e contribui para o desenvolvimento das múltiplas potencialidades desse individuo. Nossa vivência como agentes culturais, ligados a cultura inclusiva,  nos motiva a apresentar este projeto que pretende construir um espaço vinculado ao desenvolvimento de atividades culturais que tenham o principio da promoção da inclusão da pessoa com deficiência na sociedade.

Para cumpri este proposito a Associação objetivo de deficiente pretende nos próximos anos reunir parceiros, apoiadores e recursos que possibilite a construção do Núcleo inclusivo de arte. Para cumprir esse proposito pretendemos reunir, em torno dessa proposta de relevância social e que irá trazer beneficio para toda comunidade. Ressaltamos que a proposta traz impactos positivos para todos os segmentos da sociedade.

Impacto social

O Núcleo inclusivo de arte pretende ser um espaço voltado para atividades culturais e de promoção da qualidade de segmentos variados dos habitantes da localidade de Senador Vasconcelos e adjacência. o projeto pretende ser um polo de interatividade e convivência de pessoas das mais variadas idades com e sem deficiência. O projeto irá promover atividades culturais, esportivas, de recreação, direcionadas para vários segmentos: pessoas com necessidades especiais, crianças e adolescentes e pessoas que estão na terceira idade.  Neste sentido, nosso projeto pretende trazer benefícios sociais e na qualidade de vida, para pessoas que hoje vive à margem da convivência comunitárias.
O nosso projeto também produz benefícios para o meio ambiente, tendo vista que a área onde pretendemos construir Núcleo inclusivo de arte é um território vazio e insalubre. Há cerca de um ano, a associação objetivo de deficiente vem promovendo ação de limpeza do espaço. Nosso projeto também prever a construção de áreas de hortas de lazer laborativas para pessoas da terceira idade.