imagem da 1º oficina arte viva

A Associação Objetivo, surge, de um trabalho  de inclusão social da pessoa com deficiência realizado desde 2003, pelo jornalista Fabio Fernandes e um  grupo de colaboradores. Nesse período, foi promovida a primeira versão da Oficina Teatral Arte viva, que beneficiou cerca de 200 crianças e adolescentes carentes da região de Senador Vasconcelos. Por intermédio de uma parceria entre o CIEP Herivelto Martins.

Já em 2012 , iniciamos uma nova fase da nossa entidade. Com ações e projetos sócio culturas que confirmam nosso intuito de valorizar a cidadania das pessoas com deficiência através da cultura. O simpósio de cultura inclusiva- evento que já teve quatro edições , é um bom exemplo de nosso proposito institucional de valorizar o potencial artístico das pessoas com deficiência . A programação traz apresentações artísticas e palestras sobre a temática inclusiva. Realizada na Lona Cultural Terra, através da parceria com a Associação Balaio cultural ;.

A Objetivo  vem , nos últimos anos , atuando  em parceria com outras instituições com o proposito de promover a inclusão sociocultural das pessoas com deficiência . Entendemos que projetos como o simpósio de cultura inclusiva – em parceria com a Associação Balaio cultural -  e a oficina teatral inclusiva arte viva .


Durante o último quatriênio conseguimos um numero mais representativo de pessoas com e sem necessidades especiais com as ações culturais e sociais  da nossa entidade. A Oficina Teatral Inclusivo Arte viva, chegou a varias comunidades da zona oeste do Rio de janeiro. Beneficiamos, por exemplo , a jovens com necessidades especiais do bairro do Barata , localizado em Realengo. Também estivemos presentes , em parceria com Associação dos moradores de santíssimo e adjacências. Promovendo nossa oficina, sempre de forma voluntaria.

 nesse período também fortalecemos nossa atuação nas redes sociais e canais de comunicação da web. Sempre com conteúdo voltado para a inserção das pessoas com deficiências. Um dos projetos que marcaram a presença dessa programação em nossos canais de mídias,

Imagens Repórter sobre rodas

foi o programa ‘papo cabeça com o pé’ idealizado, dirigido e apresentado pelo jornalista Fabio Fernandes, o programa traz em seu formato a possibilidade de uma pessoa com ‘paralisia cerebral grave‘ e , sem oralidade, protagonizar entrevistas, com a ajuda de o interprete Jairo santos , que também assina a produção do projeto  . O programa começou a ser produzido em 2017.

Uma prova do sucesso do programa papo cabeça com o pé foi o convite feito pela Secretaria Municipal da pessoa com deficiência e tecnologia. Ao produtores do programa papo cabeça com pé , para produzir a série de  reportagens. ‘O Repórter Sobre Rodas’, veiculada no canal da Secretaria no Youtube